prova ou sorteio

Terça é o último dia para inscrição de candidatos a uma vaga no Politécnico e Ctism

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)

Quem quer concorrer a uma vaga no Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) ou no Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (Ctism) tem até terça-feira para fazer a inscrição. Desta vez, a seleção tem chance de ser diferente devido à pandemia. Isso porque se a região estiver em bandeira vermelha ou preta (risco alto ou altíssimo de contágio), as provas serão adiadas para a semana seguinte. Caso a classificação persista, os exames devem ser cancelados e a seleção poderá ser por sorteio.


Entretanto, conforme o pró-reitor de Graduação da UFSM, Jerônimo Tybusch, a possibilidade da prova ocorrer com bandeira vermelha ainda pode ser discutida. Isso dependeria do aval dos órgãos responsáveis e direções dos colégios.

- Cumpra-se as regras do edital. A não ser que exista alguma retificação para adaptar a alguma modificação de entendimento nas regras de biossegurança. Todavia, elas devem ser aprovadas pela comissão e pelos conselhos dos colégios - explica Tybusch.

PREPARAÇÃO
Mariana Michels Huff, 14 anos, estuda com foco na prova do Colégio Politécnico. Ela vive em Cachoeira do Sul e aliou a rotina de estudos da escola com aulas em um cursinho de Santa Maria. Como o ensino seguiu um modelo híbrido (presencial e à distância), nem sempre ela precisou sair da sua cidade para acompanhar as aulas.

- Eu passei o ano inteiro estudando, minha rotina mudou totalmente. Eu sempre acho que o estudo não vai ser jogado fora, mas o sorteio é uma coisa que machuca e desanima um pouco - desabafa a candidata.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: arquivo pessoal

Justamente por ter dedicado tempo e nos estudos que Mariana espera que não haja sorteio. Ela defende que há como organizar a prova em segurança a exemplo do que já foi feito em outros processos, tanto para Ensino Médio, quanto o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2020).

- Eu fiz a prova do Tiradentes e foi extremamente seguro. Não vejo um motivo pelo qual deveriam trocar a prova seletiva por um sorteio - argumenta.

A opinião da estudante concorda com o que Paulo Cervi, diretor e professor no Mano a Mano Cursos, aponta.

- Eu gosto de pensar que não vai acontecer isso. Seria tremendamente injusto entrar um aluno sem uma preparação adequada - defende o professor.

A primeira data para as provas é em 5 de março para ingresso no Ensino Médio. No caso dos cursos técnicos subsequentes, as provas são em 7 de março (veja mais abaixo).

TERÁ PROVA SE...

  • A seleção vai priorizar o desempenho em prova, como foi em outros anos
  • As provas estão marcadas para 5 e 7 de março, se a cidade de Santa Maria ficar oficialmente em bandeira amarela ou laranja
  • As provas serão adiadas para os dias 12 e 14 de março, caso a bandeira seja vermelha ou preta no anúncio do dia 2 de março

Bandeira vermelha ou preta

  • As provas serão canceladas e deve ter sorteio em caso de bandeira vermelha ou preta em 9 de março
  • A realização de prova em bandeira vermelha depende da análise da UFSM. Em preta, o sorteio é certo
  • O sorteio não tem data definida
  • Prazos e orientações serão divulgados depois da confirmação

POLITÉCNICO

  • Ensino Médio - 35 vagas
  • Cursos subsequentes - 645 vagas
  • Inscrições - no site
  • Taxa - R$ 50

CTISM

  • Cursos técnicos integrados - 75 vagas
  • Cursos técnicos subsequentes - 70 vagas
  • Inscrições- no site
  • Taxa - R$ 50

*Colaborou Leonardo Catto

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Famurs propõe retorno presencial das aulas de forma gradativa e híbrida

Próximo

Editora UFSM chega a 100 e-books publicados

Educação